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quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Experiências Divertidas

Experiências Divertidas

Atividades Bíblicas "Caça Palavras"

Atividades Bíblicas "Caça Palavras"













A Escrava Missionária

A Escrava Missionária


Essa é uma menina muito linda e graciosa. Seu nome ninguém sabe pois ela foi roubada.


Um dia quando brincava no quintal de sua casa, em país distante chamado Israel, os soldados Sírios, que estavam guerreando contra a nação dela, chegaram montados em seus cavalos e a levaram como escrava.


Ao chegar naquela terra, tão longe de sua casa, a menininha, coitada, foi entregue na casa de seu senhor. Longe de sua família e em um país distante e pagão, onde não se falava nome de Deus, tudo era muito triste.



Enquanto secava as lágrimas, que de seus olhos caiam, ela examinava a casa. Oh! Como era bonita! Parecia um palácio! Lindos vasos, muitas flores, tudo muito bem cuidado.



A menininha parou, o coraçãozinho batendo depressa: tuc, tuc, tuc. Quem seria afinal, o seu senhor? O que faria agora? Para seu alívio, a espera não foi muito longa. Logo chegou a notícia de que seria serva da senhora dona da casa.



Depois de haver descansado da longa viagem pelo deserto, foi conhecer a sua senhora e ficou muito contente ao ver que era bondosa. Era tão linda, tão meiga, mas o seu sorriso era triste! Os dias foram passando, e a escravazinha ficou sabendo que seu patrão estava doente e que a esposa dele sofria muito com isso.



Seu nome era Naamã. Ele era o general do exército do rei. Um homem muito importante mas com uma grave doença. A escravazinha israelita sentiu pena dele, e ficou triste por ele mas, lembrou que em Israel havia um homem chamado Eliseu. Ele era profeta de Deus, e poderia ajudá-lo.


Sem perder tempo e com firmeza, contou para sua senhora o que o Deus de Israel poderia fazer pelo seu amo. A senhora animou-se e foi depressa contar a boa nova para o general.


Rápido, Naamã correu, pegou seu cavalo e... trot, trot, trot... foi galopando para Israel a procura de Eliseu. Ao chegar em Israel, o profeta do Deus vivo mandou que o general sírio mergulhasse sete vezes nas águas escuras do rio Jordão. Naamã era orgulhosos e disse não. Afinal, havia rios melhores em sua terra.


Mais tarde, porém, pensando melhor, resolveu fazer o que o profeta lhe dissera.


Foi até as margens do Jordão e então mergulhou. Uma, duas, três, ...


quatro vezes... e nada! Cinco, seis e finalmente sete vezes! Pronto! O milagre aconteceu. A doença sarou, e sua carne ficou limpa e sã.


Alegre voltou para casa, e todos ficaram felizes. O sorriso voltou aos lábios da senhora e tudo isso aconteceu porque uma menininha escrava falou sobre o poder do Deus verdadeiro naquela terra estranha. E nisso fica a lição. Não importa aonde estamos, seja aqui, ou acolá, devemos sempre lembrar de pregar o evangelho.


Naamã era um homem importante mas sofria de uma grave doença. Uma pequena escrava, no entanto, sabia o que ele devia fazer para ser curado.



Esse é um livreto muito antigo da editora CPAD, e infelizmente não é mais produzido, por isso quero compartilhar com você e permitir que ele continue sendo útil, até quando e onde Deus quiser!
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segunda-feira, 15 de setembro de 2014

DINÂMICAS com Versículos Bíblicos!

segunda-feira, 15 de Setembro de 2014

DINÂMICAS com Versículos Bíblicos!



 Se você deseja dinâmicas com versículos bíblicos principalmente para trabalhar em clubes bíblicos com pré-adolescentes, aqui estão algumas delas para você!


1.”CONHEÇO A VERDADE!”: Escreva partes do versículo em pedaços de papel (pode ser cartolina ou papel cartão), inclua entre essas partes, outras que não são do versículo (partes semelhantes, mas falsas), misture-as com as verdadeiras. Peça ao grupo que escolha o conjunto de papeis para que montem o versículo correto. Avise-os que estejam alerta, pois há também partes que não são verdadeiras, ou seja, não fazem parte do versículo. (veja um exemplo abaixo) LIÇÃO: Há muitos que utilizam a Bíblia de modo distorcido, acrescentando palavras que não existem e assim, confundindo as pessoas, quando conhecemos a verdade da Palavra de Deus não somos enganados, mesmo que esteja parecido com ela, podemos identificar o erro claramente porque sabemos da verdade. 

2. “DECIFRANDO O VERSÍCULO!”: Escreva o versículo numa folha em formato de cartaz, mas de forma que as palavras e letras estejam embaralhadas, fora de ordem. Peça que o grupo decifre qual é o versículo e que o escreva na ordem correta. (veja um exemplo abaixo) LIÇÃO: Enfatizar a importância de memorizarmos versículos bíblicos e nos familiarizarmos com eles.

3. “MONTE O VERSÍCULO!”: Os versículos utilizados no estudo bíblico ou lições que você tenha lido e explicado cada referência bíblica aos alunos podem ser recapitulados, escolhendo os versículos que mais reforçam o ensino através dessa dinâmica. Ponha partes dos versículos escolhidos dentro de balões, cada parte em um balão, espalhe os balões fixando-os pela sala de aula ou local da reunião, ao sinal, peça que cada um dos alunos pegue um balão e procure descobrir quais deles pegaram partes do mesmo versículo, aqueles que  encontrarem as outras partes do versículo devem ficar juntos formando um grupo. Escreva as referências dos versículos na lousa ou em um cartaz, após montarem o versículo o grupo que for formado deve identificar qual das referências ele corresponde. LIÇÃO: Quanto mais nos apegarmos à Bíblia, mais teremos comunhão com os outros e assim, prazer em estar juntos conhecendo a Palavra de Deus!

 4. “QUAL É O VERSÍCULO I”: Selecione os versículos que deseja trabalhar com os alunos, ou que tenha trabalhado com eles em uma lição ou estudo bíblico e escreva-os em uma folha pondo-a em um envelope. Divida a classe em grupos. Cada grupo formado deve escolher um envelope com os versículos contidos nele, mas não deve abri-lo. Após essa etapa, o grupo entrega o envelope com os versículos para dois componentes representá-los, esses verão quais são esses versículos e, sem nenhuma palavra, mas através de gestos, mímicas, devem  explicar para o grupo, afim de que esse diga qual é o versículo.
LIÇÃO: Enfatize a importância do conhecimento e memorização das Escrituras Sagradas.

4. “QUAL É O VERSÍCULO II”: Siga as mesmas instruções do “Qual é o versículo I”, apenas mudando o modo de apresentar o versículo*:
- Selecione os versículos;
- Escreva-os numa folha e ponha-os em um envelope;
- Divida a classe em grupos;
- Cada grupo escolhe um envelope com os versículos e também dois representantes do grupo;
- *Esses representantes devem desenhar, ilustrando o versículo, sem falar, para que seu grupo identifique qual é o versículo.
LIÇÃO: Enfatize a importância do conhecimento e memorização das Escrituras Sagradas.

5.“QUAL É O VERSÍCULO III”: Ilustre os versículos com gravuras, desenhos ou objetos. Divida a turma em grupos e apresente a ilustração do versículo a eles, o grupo que disser qual é o versículo, citando-o, leva pontos. Veja um exemplo, clique aqui  LIÇÃO: Enfatize a importância do conhecimento e memorização das Escrituras Sagradas.

6.DESAFIOS COM VERSÍCULOS: Essa dinâmica pode ser usada em desafios nas gincanas bíblicas ou acampamentos. Escolha vários versículos que contenham objetos, dependendo da quantidade de versículos, dê aos grupos um tempo para procurar os objetos e também os versículos que contenham os mesmos. Veja alguns exemplos: vinagre (Sl 69:21); unha (Dn 4:33); vassoura (Is 14:23); tijolo (Gn 11:3); remédio (Pv 17:22); sabão (Jr 2:22); roupa (Jó 13:28); pedra (Js 24:27) etc.
OBS.:  1.Você pode incluir  alimentos e também animais, na Bíblia há muitas referências também com esses temas.
2. Uma variação dessa dinâmica é escolher emoções descritas na Bíblia e o grupo ser desafiado não só a encontrar as referências na Bíblia, mas também a representar a emoção encontrada.

7.”FORMANDO PARES”: Escreva versículos e divida cada um em duas partes. Cole as partes dos versículos atrás das cadeiras que os alunos sentarão na sala de aula da EBD ou reunião do ministério, uma parte em cada cadeira. Quando todos estiverem em classe e você desejar formar as duplas, explique a eles que há uma parte de um versículo em cada cadeira e que eles devem encontrar a outra parte do versículo. À medida que forem encontrando, cada dupla fica junto para a atividade que você desejar fazer com a lição ou estudo bíblico.
OBS.: Uma variação dessa dinâmica é que, ao invés de colar as partes dos versículos nas cadeiras, elas podem ser grudadas nas costas de cada aluno á medida que chegarem em sala (sem que eles leiam o que está escrito). Eles deverão perguntar uns aos outros o que está escrito em suas costas e encontrar a outra parte de seu versículo com quem formará o par.

Dinâmicas para utilizar no Ensino Bíblico

Dinâmicas para utilizar no Ensino Bíblico
DINÂMICAS PARA UTILIZAR EM REUNIÕES DE ENSINO BÍBLICO (, EBD, EBF etc)



Essas dinâmicas podem ser utilizadas para:

- Recapitular um ensino estudado
- Introduzir um assunto/lição para estudo
- Avaliar conhecimento bíblico
- Socializar o ensino

I) “QUAL É A PALAVRA-CHAVE?”

Forme grupos para que respondam as perguntas para descobrirem a palavra-chave.
Formule perguntas relacionadas ao tema estudado que levem a formar uma palavra-chave. Você pode ou não formular as perguntas de modo que a primeira letra de cada resposta corresponda a uma letra da palavra-chave, como desejar.

Como usar a dinâmica:
a) Faça cartões tendo de um lado um número e de outro uma pergunta.
b) A primeira letra da resposta de cada pergunta poderá pertencer ou não à palavra-chave.
c) Pedir a um adolescente que escolha um número. Vire o cartão correspondente ao número e leia a pergunta. E assim até responderem todas as perguntas que se fizerem necessárias para descobrir a palavra-chave.
d) Depois de respondidas todas as perguntas com as dicas, peça a cada grupo que forme a palavra-chave correspondente ao tema estudado.
e) O grupo que responder a palavra-chave igual a que você escreveu ganha um prêmio. (Ponha a palavra-chave em um envelope para apresentar-lhes no final da dinâmica).

Observações:
- As perguntas deverão ser feitas em quantidade suficiente para que descubram a palavra-chave.
- Para responder as perguntas você poderá utilizar as seguintes opções: 1) cada grupo responde uma pergunta; 2) o grupo que souber responde primeiro.

II) “OLHE, LEMBRE E RESPONDA!”

Faça uma lista de questões que deseje recapitular ou avaliar o aprendizado ou o conhecimento bíblico.
Ponha a resposta de cada uma das perguntas em cartões e do outro lado do cartão um número.
Fixe os cartões em um quadro, flanelógrafo ou placa de isopor.
Você pode dividir os adolescentes em grupos ou não.

Como usar a dinâmica:
a) Cartões tendo de um lado um número e do outro lado palavras que correspondem à resposta daquela pergunta. Estes cartões serão presos ao flanelógrafo ou pinos ou outra forma de grudá-los a um quadro com os números à vista.
b) Vire todos os cartões com as respostas e peça à classe que olhe com atenção o que está escrito em cada cartão.
c) Após alguns minutos dados para eles visualizarem as respostas, vire aleatoriamente os cartões com a face dos números.
d) Explicar que irá fazer perguntas cujas respostas deverão ser dadas através dos números. Se o número dado pelo adolescente não corresponder à resposta da pergunta, o cartão voltará a sua posição antiga, isto é, o número para cima.

Observação:
- O líder ou professor terá o cuidado de não colocar os números em sequência.

III) “BOLA DA VEZ”

Como usar a dinâmica:
a) Utilize uma bola pequena.
b) Faça perguntas em tiras de papel, relativas ao tema estudado.
c) Desenvolva o conteúdo da aula.
d) Forme um círculo com todos os presentes na sala.
e) Distribua as tiras de papel entre os adolescentes.
f) Jogue a bola para um deles. Este deverá responder à pergunta que está no seu papel.
g) Caso ele não saiba a resposta, deve jogar a bola para outro aluno que deverá respondê-la. Assim por diante até que alguém responda.
h) Após terem respondido a pergunta, para continuar, aquele que tinha a bola deve escolher um dos alunos para responder sua questão e assim passar a bola para outro caso não saiba e assim sucessivamente até que todas as perguntas sejam respondidas e todos participem...

IV) “ESTUDO POR TODOS”

Esta atividade é ótima para lições da EBD

Como usar a dinâmica:
a) Dividir a classe em grupos.
b) Dividir o assunto em partes iguais ao número de grupos.
c) Entregar a cada grupo parte da síntese do assunto para estudarem durante 10 minutos.
d) Pedir que comentem por escrito o que entenderam e as dúvidas que permaneceram.
e) Trocar as partes e os comentários entre os grupos, pedindo que analisem e completem o trabalho.
f) Prosseguir até que o trabalho volte ao grupo original, que deve rever e dar unidade ao seu tema.
g) Pedir a um componente de cada grupo para que leia o resultado.
h) O líder ou professor faz a conclusão.


V) “ENCONTRE E DESCUBRA”

Esta é uma técnica que pode ser utilizada para começar uma aula ou estudo.

Como usar a dinâmica:
a) Esconda várias gravuras/figuras relacionadas ao assunto que irão estudar.
b) Pedir aos alunos que procurem gravuras escondidas na sala de aula.
c) Quando encontrarem as gravuras peça que “descubram” sobre qual tema irão estudar de acordo com o que eles perceberem nas gravuras e se há relação entre elas.
d) Após a discussão, desenvolva o conteúdo da aula de preferência utilizando as gravuras nos pontos a desenvolver no estudo.

VI) “CADA CASO, UM PONTO”

Como usar a dinâmica:
a) Conforme o assunto que você for ministrar o ensino/lição, desenvolva “estudos de caso” para cada ponto ou tópico que irá explorar. Assim, antes de você apresentar os tópicos da lição ou assunto, apresente inicialmente o “caso prático”, para que os alunos discutam e apresentem soluções à luz da Bíblia e depois apresente para eles o tópico com as referências bíblicas e o direcionamento da Palavra de Deus ao assunto.
b) No final, discutam como nossas conclusões podem mudar e serem melhores quando conhecemos a Palavra de Deus. Analisem as soluções apresentadas antes e depois da exposição do assunto através da Bíblia.

VII) “APF EM AÇÃO”

Como usar a dinâmica:
Divida os alunos nos seguintes grupos:

1)”Apresentador”
2)”Perguntador”
3)”Finalizador”

a) Distribua partes da lição ou do assunto que será estudado entre os grupos.
b) Dê aos grupos 10 a 15 minutos para estudar, discutir e fazer seu relatório, conforme abaixo:

- O grupo “Apresentador” deverá apesentar o assunto (cada membro do grupo poderá ficar com uma parte do assunto para expor para turma)- 5 minutos;
- O grupo “Perguntador” deverá fazer algumas perguntas sobre o assunto para apresentar para turma e assim desenvolver uma pequena discussão sobre o assunto/tema - 5 minutos;
- O grupo “Finalizador” deverá fazer as conclusões do que foi estudado e de sua importância prática para vida deles - 5 minutos.

Obs.: Esse tempo é uma sugestão, você analisará conforme o tamanho dos grupos e os tópicos estudados. Contanto que não ultrapassem 20 minutos ao todo.

c) O líder ou professor finaliza desenvolvendo o que for necessário à complementar o assunto e aplicando o ensino à vida dos alunos.

VIII) “PERGUNTA CIRCULAR”

Como usar a dinâmica:
a) Após estudar a lição ou um determinado assunto, distribua uma folha com algumas questões para recapitulação e fixação do que foi estudado.
b) Ponha uma música ambiente (não muito alto o volume) e entregue a folha e uma caneta ou lápis para um dos alunos iniciarem a rodada.
c) Ao iniciar a música, a começar pelo aluno que recebeu a folha de questões, ele deve responder a primeira questão e logo em seguida entregar ao próximo aluno em sentido horário ou anti-horário (você escolhe) que deverá responder a questão seguinte.
d) Cada aluno terá apenas 1 minuto para responder sua questão.
e) Se a música parar no aluno que estiver com a folha de questões, ele deve ler a pergunta e responder para todos ouvirem.
f) No final da atividade, leia as perguntas e as respostas e discutam sobre elas.

IX) “ZUM-ZUM”

Como usar a dinâmica:
a) Providencie cópias dos tópicos do assunto/lição que irão estudar.
b) Divida os alunos em duplas ou trios.
c) Cada dupla ou trio deve escolher seu líder.
d) Cada dupla ou trio receberá um tópico do assunto e terá 5 minutos para lerem e discutirem o conteúdo.
e) Quando o líder ou professor avisar (pode utilizar um apito ou sino), as duplas ou trios devem se misturar mudando de grupo permanecendo apenas o líder de cada um deles.
f) Os membros que mudarem de grupo devem ouvir do líder do outro grupo o assunto deles e eles devem apresentar àquele líder o assunto de seu grupo também.
g) Eles terão dois minutos para apresentarem seus respectivos tópicos um para o outro. (O líder ou professor marcará o tempo e apitará ou avisará quando deverem mudar de grupo)
h) Os membros das duplas ou trios devem circular interagindo com os líderes dos demais grupos até voltarem para seu líder e grupo original, quando todos tiverem ouvido sobre todos os tópicos da lição/estudo.
i) Após a atividade desenvolva o assunto do estudo ou lição.

X) “CAIXINHA DE SURPRESA”

Como usar a dinâmica:
a) Escreva em pedaços de papel frases, versículos e perguntas relacionados com a lição ou assunto que irão estudar.
b) Cole as frases, versículos e perguntas nas embalagens de bombons ou chocolates e ponha-os em uma caixa.
c) Antes de iniciar o assunto, diga que cada aluno poderá pegar na caixa surpresa um bombom ou chocolate.
d) Depois que cada um estiver com seu bombom ou chocolate, diga que observe a “surpresa” nele contida e o que está escrito nela.
e) Cada um deverá ler o conteúdo escrito na folha ou pedaço de papel fixado no bombom ou chocolate recebido.
f) Quem tiver uma frase ou versículo deverá comentar rapidamente o que entendeu sobre o que leu e quem tiver uma pergunta deverá respondê-la.
g) Com essa atividade, o assunto será introduzido e você poderá depois desenvolvê-lo usando como gancho os comentários e as respostas dos alunos. 

"Quebra-Gelos" 1

"Quebra-"Quebra-Gelos" 1
Quebra-gelos 1

Quebra-gelos são rápidas dinâmicas que têm como objetivo descontrair o grupo, interação ou divertir. Elas são práticas e rápidas que servem para serem utilizadas no início das atividades nas reuniões de grupo, célula, classes de ebd etc.

1) “Por que?”

Esta é uma boa dinâmica para "quebrar o gelo", acalmar o clima e rir um pouco antes de iniciar qualquer atividade. Você pode relacioná-la ou não com o tema a ser discutido no dia, mas esta dinâmica não foi feita para utilizá-la necessariamente em uma aplicação, mas apenas para se divertir!

Instruções:
Dê a todos do grupo um lápis e um cartão. Peça-lhes para escrever uma pergunta cuja frase começa com: "Por que? ...” Depois que todos escreverem suas perguntas, recolha os cartões.
Em seguida, faça o mesmo procedimento, só que agora, peça que todos escrevam em outro cartão, as respostas das perguntas que fizeram, começando suas resposta com: "Porque ..." . Após todos escreverem suas respostas, recolha os cartões.
Quando todos tiverem escrito suas perguntas e respostas nos respectivos cartões em separado e você tê-los recolhidos, agora os distribua entre todos de forma aleatória e, em seguida, peça para cada um ler suas perguntas e respostas que receberam.  Você verá que o resultado será bem divertido!

2) “Pega e leva”

Este “quebra-gelo” é mais apropriado para locais com bastante espaço.
A dinâmica consiste em dividir a turma em dois grupos, que devem se posicionar um em frente do outro.  

Instruções:
Para cada participante você dirá o nome de um animal o qual não deve dizer a ninguém o nome que recebeu.
Assim, diga para cada um dos componentes de cada um dos lados, os mesmos nomes e na mesma quantidade. Exemplo: para dois componentes de ambos os lados, diga-lhes o nome canguru, para três de cada um dos lados diga leão, apenas para um de cada lado diga nomes diferentes não repetidos, em um lado um macaco, no outro, um pato, e para o restante (o maior número de pessoas) dos dois lados dê o nome “urso”.

Explique que você colocará bombons no centro e que aqueles que você chamar, devem ir ao centro rapidamente e pegar um bombom e voltar logo para seu lado. Assim você dirá: “Canguru!” e quem tiver recebido esse nome, corre ao centro pega um bombom e volta para seu lado rapidamente. Assim você dirá, em cada vez, o nome dos animais que passou a eles. Após dizer cada um dos nomes, diga finalmente o nome “urso”, então a maioria deles irá ao centro pegar bombons.

3)  “Doce surpresa”

Compartilhar doces no encontro de adolescentes nunca é desperdício. Sempre vai trazer muito dinamismo e alegria entre eles.
Você pode utilizar os doces de várias formas:

1) “recepção”  – pegue-os de surpresa com uma recepção calorosa, ponha alguém na porta com uma cesta de bombons ou chocolates e recepcione a cada um com um doce.

2) “trocando bombons” – ponha em cada assento um doce com um bilhete e nele escrito o seguinte: “dê esse bombom para alguém do grupo com quem você não conversa muito e dê boas-vindas a essa pessoa”, à medida que eles forem chegando, antes de tomarem assento, verão os bombons e os bilhetes junto e devem trocar bombons uns com os outros, de preferência com aqueles com quem têm menos afinidade no grupo.

3) “quem ler, ganha” – durante o estudo bíblico, leve um cartaz com as referências bíblicas que você utilizará e peça que eles participem lendo as referências para auxiliarem no estudo, à medida que forem estudando os pontos do estudo, aqueles que encontrarem a referência bíblia e lerem, ganham um bombom (não comente antes que aquele que ler ganhará um bombom, simplesmente entregue naturalmente àqueles que forem lendo). Assim, todos ficarão animados para participar, aquele que encontrar primeiro deve ler, quando aquele que encontrar começar primeiro a fazer a leitura, os demais se calam. Ganha quem conseguir encontrar primeiro e ler. Você pode surpreendê-los pedindo outras referências que não estão anotadas no cartaz do estudo! Para não distrair a atenção deles com a ansiedade pelas leituras, as referências bíblicas que forem lidas, devem ser bem debatidas e comentadas com eles.
Você é criativo e pode encontrar outras formas de utilizar doces nas reuniões, é sempre animador e alegra muito a todos eles.


4) “A melhor resposta!”

Que tal começar a reunião de adolescentes com um bom bate-papo? Neste “quebra-gelo” você dará oportunidade para os adolescentes falarem, se expressarem, demonstrarem seus pontos de vista e criatividade...
Prepare várias questões especiais e criativas para começar a aula ou pequeno grupo, isso vai ajudar a quebrar o gelo e conhecer melhor os adolescentes. Então, a resposta mais interessante, criativa ou história mais engraçada você dará um prêmio.

Alguns exemplos:
- Quem já “pagou mico” na escola? O que aconteceu?
- Quem sabe o que é sonambulismo? Alguém aqui é/foi sonâmbulo? Já aconteceu alguma coisa com você?
- O que você faria se fosse invisível?
- Se você pudesse ser um personagem do Antigo Testamento, quem você seria? Mudaria alguma coisa na história do personagem?
- Se você pudesse mudar uma coisa em sua igreja, o que seria?
- Você já insistiu em comprar uma roupa que ficou pequena ou grande demais em você? O que aconteceu?
...

E assim invente as perguntas mais engraçadas e interessantes que você puder e comece de forma diferente os seus encontros de adolescentes com todos eles batendo um bom papo!

5) “Qual o significado!”

Esta é uma dinâmica para pequenos grupos, células ou pequenas classes de ebd.

Instruções:
Você deve saber com antecedência os nomes das pessoas que participam do grupo ou classe.

Pesquisar na internet ou em um livro de nomes de bebês o SIGINICADO dos nomes dos adolescentes de seu grupo ou sua classe. Por exemplo: Sergio, que significa “o guardião”. Magali, que significa “bonita como pérola”.

Em casa, prepare a atividade, escreva os nomes usando folhas tamanho A4, como se fossem fichas grandes (pode usar pedaços de cartolinas ou papel cartão). Nas folhas brancas ponha o nome dos alunos/membros do grupo, e em outras folhas amarelas ponha o significado dos nomes. Cada nome em um pedaço de folha, assim também cada significado.  

Exemplo: SERGIO (escrito em uma folha branca) e o seu significado “O GUARDIÃO” (escrito em uma folha amarela) Faça isso com todos os nomes e seus significados e leve tudo pronto para se encontrar com os adolescentes.

Com essa dinâmica todos eles vão interagir e se conhecer melhor, além de uma ótima distração inicial para “quebra-gelo”. Espalhe todas as folhas sobre uma mesa ou no chão e dê um curto espaço de tempo para encontrarem todos os nomes em conjunto com o seu significado correspondente.

Você pode, se quiser, ter um saco de guloseimas para dar prêmio a quem atingir a meta dentro do prazo.

6) “Chuva de abraços”

Pode parecer estranho, mas há muitos adolescentes que dificilmente são abraçados em família e até por amigos.
Na igreja em si deve encontrá-los. Existem várias maneiras criativas e intencionais de fazer com que todos venham interagir melhor e ter um acolhimento que não conseguem noutro local.
Neste “quebra-gelo” podemos ter uma excelente oportunidade para isso.

 Instruções:
Por exemplo, ao ritmo de uma boa música peça que todos se movimentem, ora em círculos e ora espalhados. Quando a música parar, cada um deve abraçar aquele que estiver mais próximo. Quando a música voltar, eles devem se espalhar novamente e assim proceder igualmente da mesma forma quando a música parar, abraçar o mais próximo.  
Então, quando você disser: “Chuva de abraço!” Todos devem rapidamente abraçar o máximo de pessoas que puderem, antes que a música volte a tocar novamente.

Repita a atividade umas 3 ou 4 vezes, dependendo do interesse da turma.

7) “Nossa história”

Esse “quebra-gelo é bastante divertido e desperta a criatividade dos adolescentes.

Instruções:
Diga para que todo o grupo forme um circulo, ao centro da sala ponha uma caixa com vários objetos - por exemplo: óculos, batedor de ovos, chapéu, penico, peruca, meia, sapato, escova de dente, dentadura, peça de roupa etc.

Peça para cada um deles ir até a caixa e pegar um objeto, não devem escolher, simplesmente pegarem o primeiro que verem. Depois que todos tiverem seus objetos em mãos, devem voltar para o círculo, agora, eles devem trocar seus objetos com o colega do lado (escolha qual lado).

O quebra-gelo consiste no seguinte: agora que cada um está com um objeto na mão, você pegará também um objeto e começará uma “história”, e assim, cada um deles deve continuar a história utilizando o objeto e o nome do colega com quem trocaram o objeto, até encerrar com o último do círculo.

- outras opções para esse quebra-gelo é: 1) no final da história, pedir que todos guardem seus objetos e fazer o desafio de quem consegue lembrar o objeto do maior número de pessoas do círculo; 2) você ao invés de fazer com todos juntos, pode dividir em dois grupos e aquele que criar a melhor história leva um prêmio;

8) “Encontre o outro”

Esse quebra-gelo visa entrosamento.

Instruções:
Selecione várias gravuras diferentes e divida cada gravura ou desenho em dois pedaços. Verifique as quantidades para que todas as pessoas que estiverem na reunião possam receber um pedaço de uma gravura. Quando todos tiverem recebido seus pedaços de papel, terão alguns segundos para descobrirem seu par, que é aquele que tem a outra metade do seu desenho ou gravura. A pessoa que tiver a outra metade formará um par com ele, para juntos responderem a atividade após o estudo bíblico ou lição.

9) “Quem escreve mais!”

Esse “quebra-gelo” visa à interação e ao entrosamento.

Instruções:
Divida a turma em dois grupos, ou três, dependendo da quantidade de pessoas. Dê a cada grupo um pincel atômico e uma cartolina. Explique para os grupos que eles terão 1 minuto para escreverem o maior número de personagens bíblicos em ordem alfabética, eles devem formar uma lista de nomes, em ordem alfabética. O grupo que conseguir, ao final do tempo, escrever o maior número de nomes leva o prêmio.

- você pode variar: com maior numero de nomes com uma determinada letra, nomes de mulheres da bíblia, ou nome de homens, nome de reis, de juízes, cidades, dos milagres de Jesus, parábolas etc.

10) “Desenho todos de um!”

Para descontrair e desenvolver a criatividade e unidade do grupo.

Instruções:

Peça ao grupo que formem um círculo. Entregue um lápis e uma folha para cada pessoa. Todos devem assinar seu nome na folha que receberam. Em seguida, peça que comecem um desenho na mesma folha que assinaram. Ao seu sinal, todos devem passar a folha para a pessoa ao lado (escolha um dos sentidos, horário ou anti-horário para eles passarem as folhas) e cada um que recebeu a folha deve continuar o desenho que o primeiro começou. Assim sucessivamente, cada vez que você der o sinal para que passem a folha, eles terão que passar para o colega e continuar o desenho na folha que receberam. Finda quando todos receberem de volta a folha que assinaram. Gelos" 1
Quebra-gelos 1

Quebra-gelos são rápidas dinâmicas que têm como objetivo descontrair o grupo, interação ou divertir. Elas são práticas e rápidas que servem para serem utilizadas no início das atividades nas reuniões de grupo, célula, classes de ebd etc.

1) “Por que?”

Esta é uma boa dinâmica para "quebrar o gelo", acalmar o clima e rir um pouco antes de iniciar qualquer atividade. Você pode relacioná-la ou não com o tema a ser discutido no dia, mas esta dinâmica não foi feita para utilizá-la necessariamente em uma aplicação, mas apenas para se divertir!

Instruções:
Dê a todos do grupo um lápis e um cartão. Peça-lhes para escrever uma pergunta cuja frase começa com: "Por que? ...” Depois que todos escreverem suas perguntas, recolha os cartões.
Em seguida, faça o mesmo procedimento, só que agora, peça que todos escrevam em outro cartão, as respostas das perguntas que fizeram, começando suas resposta com: "Porque ..." . Após todos escreverem suas respostas, recolha os cartões.
Quando todos tiverem escrito suas perguntas e respostas nos respectivos cartões em separado e você tê-los recolhidos, agora os distribua entre todos de forma aleatória e, em seguida, peça para cada um ler suas perguntas e respostas que receberam.  Você verá que o resultado será bem divertido!

2) “Pega e leva”

Este “quebra-gelo” é mais apropriado para locais com bastante espaço.
A dinâmica consiste em dividir a turma em dois grupos, que devem se posicionar um em frente do outro.  

Instruções:
Para cada participante você dirá o nome de um animal o qual não deve dizer a ninguém o nome que recebeu.
Assim, diga para cada um dos componentes de cada um dos lados, os mesmos nomes e na mesma quantidade. Exemplo: para dois componentes de ambos os lados, diga-lhes o nome canguru, para três de cada um dos lados diga leão, apenas para um de cada lado diga nomes diferentes não repetidos, em um lado um macaco, no outro, um pato, e para o restante (o maior número de pessoas) dos dois lados dê o nome “urso”.

Explique que você colocará bombons no centro e que aqueles que você chamar, devem ir ao centro rapidamente e pegar um bombom e voltar logo para seu lado. Assim você dirá: “Canguru!” e quem tiver recebido esse nome, corre ao centro pega um bombom e volta para seu lado rapidamente. Assim você dirá, em cada vez, o nome dos animais que passou a eles. Após dizer cada um dos nomes, diga finalmente o nome “urso”, então a maioria deles irá ao centro pegar bombons.

3)  “Doce surpresa”

Compartilhar doces no encontro de adolescentes nunca é desperdício. Sempre vai trazer muito dinamismo e alegria entre eles.
Você pode utilizar os doces de várias formas:

1) “recepção”  – pegue-os de surpresa com uma recepção calorosa, ponha alguém na porta com uma cesta de bombons ou chocolates e recepcione a cada um com um doce.

2) “trocando bombons” – ponha em cada assento um doce com um bilhete e nele escrito o seguinte: “dê esse bombom para alguém do grupo com quem você não conversa muito e dê boas-vindas a essa pessoa”, à medida que eles forem chegando, antes de tomarem assento, verão os bombons e os bilhetes junto e devem trocar bombons uns com os outros, de preferência com aqueles com quem têm menos afinidade no grupo.

3) “quem ler, ganha” – durante o estudo bíblico, leve um cartaz com as referências bíblicas que você utilizará e peça que eles participem lendo as referências para auxiliarem no estudo, à medida que forem estudando os pontos do estudo, aqueles que encontrarem a referência bíblia e lerem, ganham um bombom (não comente antes que aquele que ler ganhará um bombom, simplesmente entregue naturalmente àqueles que forem lendo). Assim, todos ficarão animados para participar, aquele que encontrar primeiro deve ler, quando aquele que encontrar começar primeiro a fazer a leitura, os demais se calam. Ganha quem conseguir encontrar primeiro e ler. Você pode surpreendê-los pedindo outras referências que não estão anotadas no cartaz do estudo! Para não distrair a atenção deles com a ansiedade pelas leituras, as referências bíblicas que forem lidas, devem ser bem debatidas e comentadas com eles.
Você é criativo e pode encontrar outras formas de utilizar doces nas reuniões, é sempre animador e alegra muito a todos eles.


4) “A melhor resposta!”

Que tal começar a reunião de adolescentes com um bom bate-papo? Neste “quebra-gelo” você dará oportunidade para os adolescentes falarem, se expressarem, demonstrarem seus pontos de vista e criatividade...
Prepare várias questões especiais e criativas para começar a aula ou pequeno grupo, isso vai ajudar a quebrar o gelo e conhecer melhor os adolescentes. Então, a resposta mais interessante, criativa ou história mais engraçada você dará um prêmio.

Alguns exemplos:
- Quem já “pagou mico” na escola? O que aconteceu?
- Quem sabe o que é sonambulismo? Alguém aqui é/foi sonâmbulo? Já aconteceu alguma coisa com você?
- O que você faria se fosse invisível?
- Se você pudesse ser um personagem do Antigo Testamento, quem você seria? Mudaria alguma coisa na história do personagem?
- Se você pudesse mudar uma coisa em sua igreja, o que seria?
- Você já insistiu em comprar uma roupa que ficou pequena ou grande demais em você? O que aconteceu?
...

E assim invente as perguntas mais engraçadas e interessantes que você puder e comece de forma diferente os seus encontros de adolescentes com todos eles batendo um bom papo!

5) “Qual o significado!”

Esta é uma dinâmica para pequenos grupos, células ou pequenas classes de ebd.

Instruções:
Você deve saber com antecedência os nomes das pessoas que participam do grupo ou classe.

Pesquisar na internet ou em um livro de nomes de bebês o SIGINICADO dos nomes dos adolescentes de seu grupo ou sua classe. Por exemplo: Sergio, que significa “o guardião”. Magali, que significa “bonita como pérola”.

Em casa, prepare a atividade, escreva os nomes usando folhas tamanho A4, como se fossem fichas grandes (pode usar pedaços de cartolinas ou papel cartão). Nas folhas brancas ponha o nome dos alunos/membros do grupo, e em outras folhas amarelas ponha o significado dos nomes. Cada nome em um pedaço de folha, assim também cada significado.  

Exemplo: SERGIO (escrito em uma folha branca) e o seu significado “O GUARDIÃO” (escrito em uma folha amarela) Faça isso com todos os nomes e seus significados e leve tudo pronto para se encontrar com os adolescentes.

Com essa dinâmica todos eles vão interagir e se conhecer melhor, além de uma ótima distração inicial para “quebra-gelo”. Espalhe todas as folhas sobre uma mesa ou no chão e dê um curto espaço de tempo para encontrarem todos os nomes em conjunto com o seu significado correspondente.

Você pode, se quiser, ter um saco de guloseimas para dar prêmio a quem atingir a meta dentro do prazo.

6) “Chuva de abraços”

Pode parecer estranho, mas há muitos adolescentes que dificilmente são abraçados em família e até por amigos.
Na igreja em si deve encontrá-los. Existem várias maneiras criativas e intencionais de fazer com que todos venham interagir melhor e ter um acolhimento que não conseguem noutro local.
Neste “quebra-gelo” podemos ter uma excelente oportunidade para isso.

 Instruções:
Por exemplo, ao ritmo de uma boa música peça que todos se movimentem, ora em círculos e ora espalhados. Quando a música parar, cada um deve abraçar aquele que estiver mais próximo. Quando a música voltar, eles devem se espalhar novamente e assim proceder igualmente da mesma forma quando a música parar, abraçar o mais próximo.  
Então, quando você disser: “Chuva de abraço!” Todos devem rapidamente abraçar o máximo de pessoas que puderem, antes que a música volte a tocar novamente.

Repita a atividade umas 3 ou 4 vezes, dependendo do interesse da turma.

7) “Nossa história”

Esse “quebra-gelo é bastante divertido e desperta a criatividade dos adolescentes.

Instruções:
Diga para que todo o grupo forme um circulo, ao centro da sala ponha uma caixa com vários objetos - por exemplo: óculos, batedor de ovos, chapéu, penico, peruca, meia, sapato, escova de dente, dentadura, peça de roupa etc.

Peça para cada um deles ir até a caixa e pegar um objeto, não devem escolher, simplesmente pegarem o primeiro que verem. Depois que todos tiverem seus objetos em mãos, devem voltar para o círculo, agora, eles devem trocar seus objetos com o colega do lado (escolha qual lado).

O quebra-gelo consiste no seguinte: agora que cada um está com um objeto na mão, você pegará também um objeto e começará uma “história”, e assim, cada um deles deve continuar a história utilizando o objeto e o nome do colega com quem trocaram o objeto, até encerrar com o último do círculo.

- outras opções para esse quebra-gelo é: 1) no final da história, pedir que todos guardem seus objetos e fazer o desafio de quem consegue lembrar o objeto do maior número de pessoas do círculo; 2) você ao invés de fazer com todos juntos, pode dividir em dois grupos e aquele que criar a melhor história leva um prêmio;

8) “Encontre o outro”

Esse quebra-gelo visa entrosamento.

Instruções:
Selecione várias gravuras diferentes e divida cada gravura ou desenho em dois pedaços. Verifique as quantidades para que todas as pessoas que estiverem na reunião possam receber um pedaço de uma gravura. Quando todos tiverem recebido seus pedaços de papel, terão alguns segundos para descobrirem seu par, que é aquele que tem a outra metade do seu desenho ou gravura. A pessoa que tiver a outra metade formará um par com ele, para juntos responderem a atividade após o estudo bíblico ou lição.

9) “Quem escreve mais!”

Esse “quebra-gelo” visa à interação e ao entrosamento.

Instruções:
Divida a turma em dois grupos, ou três, dependendo da quantidade de pessoas. Dê a cada grupo um pincel atômico e uma cartolina. Explique para os grupos que eles terão 1 minuto para escreverem o maior número de personagens bíblicos em ordem alfabética, eles devem formar uma lista de nomes, em ordem alfabética. O grupo que conseguir, ao final do tempo, escrever o maior número de nomes leva o prêmio.

- você pode variar: com maior numero de nomes com uma determinada letra, nomes de mulheres da bíblia, ou nome de homens, nome de reis, de juízes, cidades, dos milagres de Jesus, parábolas etc.

10) “Desenho todos de um!”

Para descontrair e desenvolver a criatividade e unidade do grupo.

Instruções:

Peça ao grupo que formem um círculo. Entregue um lápis e uma folha para cada pessoa. Todos devem assinar seu nome na folha que receberam. Em seguida, peça que comecem um desenho na mesma folha que assinaram. Ao seu sinal, todos devem passar a folha para a pessoa ao lado (escolha um dos sentidos, horário ou anti-horário para eles passarem as folhas) e cada um que recebeu a folha deve continuar o desenho que o primeiro começou. Assim sucessivamente, cada vez que você der o sinal para que passem a folha, eles terão que passar para o colega e continuar o desenho na folha que receberam. Finda quando todos receberem de volta a folha que assinaram.