Gosto de dá Louvores ao Senhor Jesus

Tia ceia criar e arte

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Lição 01- Missão Impossível?

Classe Subsídio preparado pela professora Isabel Marques de Amorim
Lição 01 – Missão impossível?

Texto Bíblico: Atos 1.1-11

Caro professor de juniores, nestes próximos três meses, nossos alunos terão a oportunidade de conhecerem o verdadeiro propósito de Jesus para a igreja: apoiar e transmitir ao mundo a Verdade que Deus revelou- Jesus, como único e suficiente Salvador das nossas almas !
Para ensinarmos essas verdades, nosso livro texto, em destaque será o livro de Atos onde através da postura dos primeiros cristãos descritas ali, com certeza desafiará a todos nós, mestres e alunos a colocar nossa “fé em ação” e se fortalecer na Palavra de Deus.

1- Entendendo O que é Igreja:

a. Definição. A palavra “igreja”, no grego, ekklēsia, significa “chamados para fora”. Originalmente, os cidadãos de uma cidade eram chamados mediante o toque de uma trombeta, que os convocava para se reunirem como assembléia em determinado local, a fim de tratarem de assuntos comunitários. Da mesma forma, a Igreja é um grupo de pessoas chamadas para fora do mundo, para formar um povo seleto, especial, pertencer a Deus e servi-lo (1 Pe 2.9,10; 1 Ts 1.9).

b. A visão cristológica da igreja. Certa ocasião, Jesus interrogou os seus discípulos acerca do que as pessoas pensavam a respeito dele. Após ouvir suas várias respostas, o Mestre lhes fez uma derradeira pergunta: “E vós, quem dizeis que eu sou?” (Mt 16.15). Pedro, inspirado pelo Espírito Santo, respondeu-lhe imediatamente: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (v.16). A partir desta resposta, Jesus fez uma enfática declaração revelando aos seus discípulos a edificação, a jornada e o futuro da sua Igreja na Terra. O Senhor afirmou a Pedro: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18).
Quando o Mestre anunciou: “edificarei a minha igreja”, identificou-se como seu Arquiteto, cuja edificação estender-se-ia até “à consumação dos séculos” (Mt 28.20). O fundamento sobre o qual Ele edifica a Igreja está indicado nas palavras do texto: “sobre esta pedra”. A pedra não se refere a Pedro e, sim, à verdade que este acabara de afirmar: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (v.16). Jesus não disse: “sobre ti edificarei a minha igreja”, mas declarou que sobre a confissão revelada pelo Espírito Santo a Pedro, a igreja seria edificada.
O próprio Pedro afirma que Jesus é a Pedra sobre a qual a Igreja é edificada - “pedra angular, eleita e preciosa” (1 Pe 2.5; At 4.11). A referência a Cristo como a “pedra angular” (1 Pe 2.5 - ARA), figura um edifício construído com pedras espirituais, isto é, vidas regeneradas ao longo da existência da Igreja na Terra (1 Co 3.9; Ef 2.22).

2- Analisando o livro de Atos dos Apóstolos

AUTORIA: Historicamente Lucas - Citações por Clemente de Alexandria e
Tertuliano.

DATA - próximo de 65 d.C. As datações têm variado entre os anos 61 e 96. Oano 61 corresponde ao período final da prisão de Paulo em Roma descrita noúltimo capítulo de Atos. O livro parece ter sido escrito antes do ano 70, já quenão menciona a destruição de Jerusalém ocorrida naquele ano. Isso, porém, nãoconstitui prova concreta para determinação de data.

CONSIDERAÇÕES GERAIS

- Atos dos Apóstolos - nome dado no fim do 2o século.
- Livro eixo do NT.
- Provê fundo histórico para todo o NT. (Reforço para os evangelhos).- Elo entre os evangelhos e as epístolas- Documento histórico do início do cristianismo.-Cobre o período De 29 a 61d.C.
O conteúdo de Atos começa onde o evangelho de Lucas termina: com o período
pós-ressurreição e a ascensão do Senhor Jesus.

O livro de Atos apresenta um novo tempo para o povo de Deus. O VelhoTestamento se refere ao tempo antigo. Os evangelhos mostram um curto período de transição. Por isso, algumas vezes temos dificuldades para situar alguns fatos dos evangelhos como pertencentes à lei ou à graça. São referências do Novo Testamento mas, em sua maioria, anteriores à morte e ressurreição de Cristo.Tal indefinição termina em Atos dos Apóstolos. O primeiro capítulo já nos mostra o confronto final desses dois tempos, dessas duas realidades: o tempo dos evangelhos e o tempo de Atos. No tempo dos evangelhos os discípulos iam a Cristo para receber suas bênçãos e ensinos. Agora, no tempo de Atos, períodopós-ressurreição, é hora dos discípulos darem algo ao mundo. Eles é que devemfazer a obra de Deus. Eles são agora o corpo de Cristo na terra. Nos evangelhos,o Filho glorifica o Pai. Em Atos, o Espírito Santo glorifica o Filho. E será através do estudo da Palavra e aceitação da mesma que iremos levar as “Boas Novas” através dos séculos. Deus conta conosco. Nossa missão é anunciar o evangelho. 


























Atividades:

Após levar os juniores a entenderem o que é igreja e ter uma visão geral do Livro dos Atos dos Apóstolos faça uma dinâmica com eles para entenderem o que é fé:

O que David Berg pensava a respeito da fé:




“Fé é acreditar sem qualquer desconfiança,
Ainda que na frente nenhuma luz exista,
Deixando a dúvida e a falta de esperança,
Para aqueles que andam apenas por vista.
Confiar nas promessas de Deus, isso é fé,
Quando parece que Deus já nos esqueceu,
É não duvidar nem vacilar como São Tomé,
Nem buscar sinais e lamentar o que não sucedeu.
Fé é acreditar em Deus e nunca esquecer,
A esperança dum futuro que um dia virá,
Fé é a coragem de acreditar sem esmorecer,
Que tudo o que esperamos um dia acontecerá.”
"Sem fé é impossível agradar-lhe: pois é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é galardoador dos que O buscam" (Hebreus 11:6).


Para essa dinâmica você vai precisar de:

1- Um recipiente transparente com água (pequeno aquário, bombonier, pet cortada, etc.) para que todos possam visualizar bem.
2- Pedaço de isopor
3- Giz para quadro negro
4-Vidro de remédio vazio
5- Pedaço de esponja


Há pessoas que quando ouvem a Palavra de Deus sua fé é como:


1- Esse isopor (mergulhe na água)








ele boiará.


A Palavra de Deus não consegue penetrar! Uma fé morta. "Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. Outra caiu sobre a pedra; e, tendo crescido, secou por falta de umidade. Outra caiu no meio dos espinhos; e, estes, ao crescerem com ela, a sufocaram. Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um" (Lucas 8:5-8).


2- Esse giz (mergulhe na água) até deixará a água ( Palavra de Deus) penetrar porém, fica só para ele, não a divide com ninguém, não evangeliza, não canta, não prega, uma fé egoísta. Retire o giz para que todos percebam com está inchado.



Em Marcos c 10,17-27 encontramos um rico que quando Jesus pede que ele desse tudo o que tinha, foi embora triste: “Quando Jesus estava saindo de viagem, um homem veio correndo, ajoelhou-se na frente dele e perguntou:- Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?Jesus respondeu:- Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Você conhece os mandamentos: "Não mate, não cometa adultério, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, não tire nada dos outros, respeite o seu pai e a sua mãe."- Mestre, desde criança eu tenho obedecido a todos esses mandamentos! - respondeu o homem.Jesus olhou para ele com amor e disse:- Falta mais uma coisa para você fazer: vá, venda tudo o que tem e dê o dinheiro aos pobres e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga.Quando o homem ouviu isso, fechou a cara; e, porque era muito rico, foi embora triste. Jesus então olhou para os seus discípulos, que estavam em volta dele, e disse:- Como é difícil os ricos entrarem no Reino de Deus!


3- Esse vidro remédio vazio 

(mergulhe na água) perceba que se enche. É como qualquer vidro de remédio está cheio, mas quando esvaziar não servirá para mais nada. Para esse tipo de pessoa, não falta é Palavra de Deus para ele dividir com os outros, ajuda-los, corrigi-los, porém ele mesmo não toma deste remédio: “Filho meu, atenta para as minhas palavras; às mi¬nhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no meio do teu coração.Porque são VIDA para os que as acham e SAÚDE, para o seu corpo”.Provérbios 4.20-22. Quantas pessoas estão doentes por falta de fé e sabem muito da Palavra de Deus, porém não atenta para ela.




4—Essa espoja 

(mergulhe na água) e todos vão perceber que se encherá de água. Retire e esprema um pouco. Sairá água, porém se espremer mais sairá novamente e ficará com água para si. Ao do giz que se espremermos ele se desmanchará. Uma pessoa que tem a fé como uma esponja absorve a Palavra Deus para si e ainda tem para os outros e sempre está pronta para receber mais.




"Crescei na Graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.” 2 Pedro




2- Memorização Bíblica

1- Leia o versículo diretamente da Bíblia, para que a criança memorize a fonte.
2- Apresente os cartazes.
3- Leia para, e com as crianças. Mas atenção, não faça desta atividade algo enfadonho e obrigatório. Motive as crianças, ex: “Agora os meninos.” “Agora só as meninas bonitas”, etc.
4- Vá retirando os cartazes e perceba se conseguem dizer sem ler.
5- Elogie as crianças e as façam saber o quanto é precioso guardar em seu coração a Palavra de Deus.


Faça um livrinho com os visuais abaixo:

1- Recorte os visuais
2- Coloque um sobre o outro e afixar com alfinete colchete
































Nenhum comentário:

Postar um comentário