Classe
Lição 8
Texto Bíblico: Atos 10.1-48
Objetivo principal: Levar os juniores a compreender através da Bíblia que Deus não trata as pessoas com discriminação
Professor que tema atual e interessante para ensinar através do Livro perfeito: a Bíblia.
Deixo a sugestão para início de sua aula uma história bem conhecida da APEC, porém que poderá ajudar e motivar seus juniores a chegar no objetivo desta linda lição.
Objetivo principal: Levar os juniores a compreender através da Bíblia que Deus não trata as pessoas com discriminação
Professor que tema atual e interessante para ensinar através do Livro perfeito: a Bíblia.
Deixo a sugestão para início de sua aula uma história bem conhecida da APEC, porém que poderá ajudar e motivar seus juniores a chegar no objetivo desta linda lição.
Alegoria das Ferramentas
Há muito tempo atrás, em uma carpintaria, quando todo o trabalho havia acabado, as ferramentas começaram a conversar entre si. Elas discutiam para saber qual delas era a mais importante para o carpinteiro.O Sr Martelo começou:
__Certamente que sou Eu o mais importante para o carpinteiro! Sem mim os movéis não ficaram de pé!, pois eu tenho que martelar os pregos!
O Sr Serrote logo quis dar a sua opinião:
__Você Sr martelo? Você não pode ser! Seu barulho é horrível! É ensurdecedor ficar ouvindo toc, toc, toc... O mais importante sou Eu! O serrote! Sem mim, como o carpinteiro serra a madeira? Eu sou o melhor!Não, não, não! Falou a dona Lixa: Eu sim sou a melhor! Se não fosse Eu os movéis não seriam tão lisinhos e perfeitos! Eu sou a mais importante!Ah! mais não é mesmo! disse a dona Plaina: Eu é quem deixo tudo retinho, e tiro as imperfeições da madeira. Eu sim sou a indispensável...Tsc, tsc, tsc...
_Nada disso, disse a dona Chave de Fenda:Se não fosse Eu, como o carpinteiro iria apertar os parafusos? EU sim sou a melhor!
__Ah! não ! Que absurdo! disse o Sr Esquadro: Eu sou o mais importante! Sem mim os movéis ficariam tortos! O carpinteiro nem saberia a medida. EU sou o mais importante!
As ferramentas ficaram discutindo até o dia amanhecer...O carpinteiro chegou para trabalhar, colocou sobre a mesa a planta de um movél e começou a trabalhar!Ele usou todas as ferramentas. Usou o serrote, o martelo, o esquadro, a lixa, a plaina, os pregos, o martelo, a chave de fenda, a cola e o verniz para deixar o movél brilhando....Enfim ele acabou.
Chegou o fim do dia o carpinteiro estava cansado, mas feliz com o que tinha feito! Seu trabalho com as ferramentas tinha ficado ótimo!O carpinteiro foi para casa.
As ferramentas voltaram a conversar. Só que agora elas ficaram admirando o que tinham feito todas juntas e o carpinteiro. Sabe o que elas fizeram? Um púlpito de uma igreja! E tinha ficado lindo! Elas chegaram a uma conclusão: Todas eram importantes!! Aos olhos do carpinteiro. Ele usou todas! Sem exceção de nenhuma! E o movél tinha ficado lindo!
Elas descobriram que quando todas trabalham juntas tudo anda melhor!!
Depois desta introdução, converse com os juniores sobre a importância que todos tem e principalmente no reino de Deus.
Mas quando uma pessoa é excluída por ser diferente, o que acontece?
Ela sofre preconceito!
Defina com suas palavras o que é preconceito.( ouça seus juniores, isto é muito importantes)
Você já sofreu preconceito?
Você sabia que Deus não faz acepção de pessoas?
Observe o que a Bíblia diz sobre este assunto:
Dentre as várias passagens bíblicas que poderíamos estudar e aprender a resposta de Deus para esta questão do preconceito, hoje veremos como o apóstolo Pedro aprendeu com o próprio Deus sobre este assunto:
O apóstolo Pedro aprendeu que Deus não faz favoritismo para alguns e preconceito para com outros. O Deus não faz acepção de pessoas. Pedro teve um sonho que transformou sua mente e também seu coração. Ele se convenceu afinal desta verdade quando seu sonho se transformou em pesadelo. Pedro pressionado a comer, de tudo, inclusive comida que ele sempre aprendeu a considerar abominável e nojenta. Não se tratava apenas de cardápio errado ou de comida ilícita, mas sim de uma proposta alimentar que fazia até mesmo um homem faminto sentir náusea. Mas a voz que o convidava a comer continuava a insistir; por três vezes disse: "Ao que Deus purificou não consideres comum".
O apóstolo Pedro aprendeu que Deus não faz favoritismo para alguns e preconceito para com outros. O Deus não faz acepção de pessoas. Pedro teve um sonho que transformou sua mente e também seu coração. Ele se convenceu afinal desta verdade quando seu sonho se transformou em pesadelo. Pedro pressionado a comer, de tudo, inclusive comida que ele sempre aprendeu a considerar abominável e nojenta. Não se tratava apenas de cardápio errado ou de comida ilícita, mas sim de uma proposta alimentar que fazia até mesmo um homem faminto sentir náusea. Mas a voz que o convidava a comer continuava a insistir; por três vezes disse: "Ao que Deus purificou não consideres comum".
Pedro ficou francamente perplexo sobre qual o significado do seu sonho, até que foi levado a encontrar um gentio, Cornélio. Foi então que ele reconheceu a relação entre sua náusea alimentar no pesadelo e o desprezo que, até aquele instante, ele sempre tivera para com os gentios. Se Deus, assim, contrariava radicalmente tudo aquilo que Pedro tinha aprendido sobre alimento, no plano gástrico, com a mesma insistência Deus agora contrariava tudo aquilo que Pedro tinha aprendido sobre os seres humanos, a um nível visceralmente irracional.
Recursos visuais para a história bíblica -
Memorização Bíblica:
1- Leia o versículo diretamente da Bíblia, para que a criança memorize a fonte.
2- Apresente os cartazes.
3- Leia para, e com as crianças. Mas atenção, não faça desta atividade algo enfadonho e obrigatório. Motive as crianças, ex: “Agora os meninos.” “Agora só as meninas bonitas”, etc.
4- Vá retirando os cartazes e perceba se conseguem dizer sem ler.
5- Elogie as crianças e as façam saber o quanto é precioso guardar em seu coração a Palavra de Deus.
1- Leia o versículo diretamente da Bíblia, para que a criança memorize a fonte.
2- Apresente os cartazes.
3- Leia para, e com as crianças. Mas atenção, não faça desta atividade algo enfadonho e obrigatório. Motive as crianças, ex: “Agora os meninos.” “Agora só as meninas bonitas”, etc.
4- Vá retirando os cartazes e perceba se conseguem dizer sem ler.
5- Elogie as crianças e as façam saber o quanto é precioso guardar em seu coração a Palavra de Deus.
Observação: Use este material porém não esqueça de citar a fonte
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