quarta-feira, 27 de agosto de 2014
DINÂMICA: HORA DO RECREIO
Preparação: Traçam-se no chão 2 paralelas, atrás de uma delas, a linha de “saída”. “Na escola”, as crianças põem-se sentadas.
Desenvolvimento: Para iniciar o orientador põe-se a dizer várias horas, assim: 1 hora, 5 horas, etc. devendo as crianças permanecerem nos seus
lugares. Quando, porém anunciar 10 horas ou 3 horas é que todos deverão levantar-se e correr até a linha oposta. Quem chega em primeiro lugar
adquire o direito de anunciar as horas na outra partida. Os que correm fora de hora pagam prendas.
terça-feira, 26 de agosto de 2014
DINÂMICA: HÁ! HÁ!
Preparação: As crianças sentam-se em círculos escolhendo-se uma para começar.
Desenvolvimento: Ao sinal de início, o jogador escolhido exclama: “Há!” ao que o seguinte completa: “Há!, Há!”, cabendo ao terceiro falar: “Há!,
Há!, Há!” e assim por diante. Antes mesmo de se completar a volta inteira do círculo, o grupo estará com muita vontade de rir, mas não poderá fazê-lo,
pois quem ri paga prenda, vencendo ao cabo de alguns minutos, quem conseguir manter-se sério.
segunda-feira, 25 de agosto de 2014
DINÂMICA: GALINHA E OS PINTINHOS ou A GALINHA E O GAVIÃO
Formação: Entre os participantes, são escolhidos o gavião e a galinha, através de uma forma de seleção: bater - pedrinha, tesoura - pedra - papel,
etc. As demais crianças são os pintinhos. Forma-se uma coluna com um pintinho segurando o outro na altura da cintura, ficando a galinha à frente de
todos. O gavião fica solto, e o seu objetivo é capturar os pintinhos começando pela extremidade oposta à da galinha.
Desenvolvimento: É determinado um tempo para a captura (2 minutos, ou uma contagem até 50, etc. ) A galinha deve proteger os pintinhos sejam
deslocados para longe dele. Depois do tempo determinado, as posições são revezadas: a galinha passa a ser o gavião, o gavião o último pintinho e o
primeiro pintinho a nova galinha.
domingo, 24 de agosto de 2014
DINÂMICA: GUERRA
Desenvolvimento: Com giz ou cal, traçar-se-ão retângulos ou quadrados nos quatro cantos do salão ou campo de recreio. Um deles ficará vago e
constituirá a "prisão". Em cada um dos outros estará um capitão com seus adeptos. Os três partidos já organizados virão para o centro, desde que seja
dado sinal. Cada jogador procurará sempre empurrar os adversários para a "prisão". Será bastante colocar um dos pés no interior dela para ser
considerado "detido". Será vencedor o partido que, esgotado o prazo, tiver conseguido maior número de jogadores no centro do campo
sábado, 23 de agosto de 2014
DINÂMICA: GATO ESCONDIDO
Material: Um saco de milho.
Preparação: As crianças ficam em roda bem fechada, com as mãos para trás e os ombros quase encostados no vizinho. No centro do grupo posta-se
um jogador, que não deve ver quando o saquinho é entregue a um elemento do círculo.
Desenvolvimento: Ao sinal de início, os jogadores põe-se a passar adiante o saquinho de milho, procurando fazê-lo de maneira que o do centro não
perceba com quem ele está. Todos se mexem como se estivessem com o objeto nas mãos e o passam rapidamente para trás de si, dificultando-lhe o
máximo a tarefa de localizá-lo. Quem está no centro vai procurar apontar o companheiro que tem o saquinho nas mãos. Quando acerta troca de lugar
com ele e a brincadeira prossegue depois que o novo jogador central tem seus olhos fechados (ou vendados) durante alguns segundos.
sexta-feira, 22 de agosto de 2014
DINÂMICA: GIGANTES E PEQUENOS POLEGARES
Formação: Riscam-se duas linhas de partida, paralelas e separadas. Junto a 1ª linha, em frente, ficam os “pequenos polegares” e na de trás os
“gigantes”. A uns 10 metros marca-se a linha de chegada.
Desenvolvimento: Ao sinal todos saem em direção a linha de chegada. Os gigantes avançam com passadas largas e os pequenos polegares andam
nos calcanhares. Até a linha de chegada os pequenos polegares são perseguidos. Repetindo o jogo, trocam-se as tarefas.
quinta-feira, 21 de agosto de 2014
DINÂMICA: GATOS DE BOTAS
Preparação: Riscam-se duas linhas no chão, separadas por 3 metros de distância. Atrás de uma delas enfileram-se as crianças.
Desenvolvimento: Ao sinal do professor, todos dão um pulo à frente com os pés juntos e param. A um novo sinal avançam com um outro pulo e
assim prosseguem até alcançarem a linha de chegada. Quem pular fora da hora, deve dar 2 passos para trás. A brincadeira também pode ser feita com
as crianças agachadas.
quarta-feira, 20 de agosto de 2014
DINÂMICA: GENERAL
Formação: Crianças em forma –“os soldadinhos” – a frente o professor – “o general”.
Desenvolvimento: Os soldadinhos ouvirão atentamente as ordens dada pelo general executando-as a seguir.
Ordenar: As mais diversas ordens podem ser dadas, como por exemplo: marchar, correr, parar, sentido, continência, tocar tambor, cantar, tocar
corneta, etc. e finalmente “fora de forma”
terça-feira, 19 de agosto de 2014
DINÂMICA: GUARDA DO ZOOLÓGICO
Formação: Crianças em círculo. Uma criança no centro: o “guarda”
Desenvolvimento: O guarda do zoológico indica várias crianças e grita: “__ Aqui estão os cachorrinhos”. A este sinal tais crianças imitam os
cachorrinhos. O guarda então designa outras crianças e lhes dá o nome de outro animal que elas deverão imitar. Depois de ter dado 3 ordens o guarda
escolhe seu substituto.
segunda-feira, 18 de agosto de 2014
DINÂMICA: GATO ASSUSTADO
Preparação: Crianças em grupos de 3. Dois de mãos dadas formam a “casa” e um dentro, o “gato”.
Desenvolvimento: Iniciando as casas giram em volta dos gatos, ao som de música animada. Terminada a canção, os gatos vão para o centro formar
uma rodinha juntamente com o gato sem casa. Repetem então a mesma música, e no final todos os gatos correm em busca de uma casa. Quem fica
sem casa vai para o centro reiniciar a brincadeira.
domingo, 17 de agosto de 2014
DINÂMICA: GATOS E RATOS
Preparação: Jogadores dispostos em 2 fileiras paralelas, de costas. Cada “gato” tem seu “rato” na fileira correspondente.
Desenvolvimento: Ao primeiro sinal, as crianças caminham para frente, afastando-se. Ao segundo sinal, todos correm e os gatos apanham seus
ratos. Reorganizadas as fileiras, trocam-se as tarefas.
sábado, 16 de agosto de 2014
DINÂMICA: FOGO NA MONTANHA
Preparação: As crianças aos pares formam dois círculos concêntricos, de frente para o centro. As do círculo interno darão as mãos mantendo os
braços bem esticados; as do círculo externo colocar-se-ão bem atrás de seus pares. Uma criança destacada irá para o centro da roda.
Desenvolvimento: Para dar início ao jogo a criança do centro gritará: “__Fogo na montanha! Corram companheiros, corram!”, imediatamente, os
do círculo externo, voltando-se para a direita ou para a esquerda, conforme combinação prévia, começam a correr em volta do círculo interno,
enquanto neste os colegas como também o do centro ficará batendo palmas. Quando o do centro parar de bater, ele e os companheiros do círculo
interno cruzarão as mãos colocando-as sobre as próprias cabeças. Isto será sinal para o círculo externo cessar a corrida, cada elemento procurando
imediatamente colocar-se à frente de um companheiro do círculo interno, desse mesmo modo, a criança do centro arranja um par sobrando. O jogo
recomeçará tendo as crianças do círculo interno passando a ocupar o círculo externo e vice-versa.
sexta-feira, 15 de agosto de 2014
DINÂMICA: EXPLOSÃO DA CALDEIRA
Preparação: Num extremo do terreno marca-se o pique. De costas para ele e do lado oposto do campo, dispõe-se as crianças em semi círculo,em
torno a um jogador isolado.
Desenvolvimento: Ao sinal de início, o jogador central põe-se a contar uma história, que pode ser conhecida, como: O Corvo e a Raposa, Pinóquio,
ou inventada na hora. Inesperadamente, ele anuncia: “__ Nisto, a caldeira explodiu”, correm todos para o pique perseguidos pelo contador de
histórias. O primeiro a ser apanhado troca de lugar com ele, cabendo-lhe reiniciar a brincadeira, desde que não se tenha deixado pegar de propósito.
Quem, na ânsia de fugir, desrespeitar os limites laterais do campo é considerado apanhado.
DINÂMICA: ESTÁTUAS
Formação: Crianças em fileiras, atrás de uma linha. De costas para o grupo de 8 a 10 metros fica um jogador isolado.
Desenvolvimento: Para começar a criança destacada põe-se a contar rapidamente, até um número inferior a 10. Enquanto isso, os demais correm ou
pulam para alcançá-lo. Inesperadamente o jogador interrompendo a contagem volta-se para os colegas que devem deter-se. Que é surpreendido em
movimentos, deve voltar a linha inicial. Continua a brincadeira até que alguém alcance o jogador isolado, passando a substituí-lo para reiniciar o
jogo.
quarta-feira, 13 de agosto de 2014
DINÂMICA: EMAS E PATOS
Formação: Traçar no chão duas linhas paralelas (de partida e de chegada). Crianças enfileiradas atrás da linha de partida.
Desenvolvimento: A ordem de partida é dada com a palavra: “__Emas e Patos”. Gritando Emas as crianças correm normalmente e gritando Patos
estas devem colocar-se em posição de cócoras com os braços flexionados e as mãos nos peitos imitando patos. O professor varia as ordens a seu
gosto. Será vencedor a criança que primeiro atingir a linha de chegada.
terça-feira, 12 de agosto de 2014
DINÂMICA: CORRA SEU URSO
Formação: De costas para o grupo a uma distância de 10 a 15 metros ficará um jogador, o “urso”
Desenvolvimento: Começando o jogo o grupo partirá do pique silenciosamente, tentando chegar o mais próximo possível do “urso”. Aquela que
consegue tocá-lo, gritará: “__Corra seu urso”. E voltará correndo juntamente com os companheiros. Desafiado, rapidamente voltará o urso e
perseguindo o bando de fugitivos, prenderá com um simples contato de sua mão; as que alcança pegar eliminam-os do jogo ou torna-os seus
auxiliares. Prossegue o jogo com novo desafio dos que conseguiram voltar ao pique, havendo maior entusiasmo com a cooperação dos auxiliares na
conquista de novos prisioneiros.
Vitória: É conferida ao último prisioneiro.
segunda-feira, 11 de agosto de 2014
DINÂMICA: ESTOU VENDO UMA COISA
Preparação: Crianças espalham-se a vontade no campo.
Desenvolvimento: Para começar o professor diz: “__Estou vendo uma coisa.... amarela”, devendo cada criança tentar adivinhar qual dos objetos
presentes, desta cor foi escolhida. Quem acerta continua a brincadeira anunciando: “__Estou vendo uma coisa.... verde”, e assim por diante. O
professor pode pedir ao aluno que lhe segrede o objeto pensado para evitar que eles mudem de objeto.
Variantes: 1 – Estou vendo uma coisa de ferro.
2 – Estou vendo uma coisa que começa com a letra C.
domingo, 10 de agosto de 2014
DINÂMICA: ESTAFETA FUNDAMENTAL
Material: 2 halteres
Formação: 2 partidos divididos, cada um deles em duas partes, dispostos no campo, que medirá conforme a turma, de 20 a 50 metros de
comprimento.
Desenvolvimento: Dado o sinal pelo juiz o jogador número um de cada partido empunhando um halteres, correrá e irá entregá-lo ao número dois de
seu partido, que estará colocado na coluna da fronteira, depois colocar-se-á atrás do último deste lado. O número dois, ao receber o haltere, correrá e
entregá-lo-á ao terceiro e continuará correndo para colocar-se atrás do último jogador. O número três de posse do haltere correrá; e assim por diante
até que todos tenham corrido.
Faltas: 1 – Sair da linha de partida ao encontro do haltere
2 – Deixar o haltere cair e não voltar para apanhá-lo
Pontos: Marcará um ponto o partido que termina primeiro a entrega do haltere, ou melhor, o que trocar mais rapidamente de lado, não tendo,
entretanto, mais de 3 falhas do que o outro.
Vitória: Será do que fizer pelo menos 3 pontos.
sábado, 9 de agosto de 2014
DINÂMICA: ENGANAR
Material: 1 bola
Formação: Jogadores de pé com os braços cruzados, formarão um círculo. Um ocupará o centro e terá a bola.
Desenvolvimento: Jogador ao centro atirará ou fingirá atirar a bola para um companheiro, este deverá apanhá-la; mas não descruzará os braços se
for enganado. Aquele que deixar a bola cair ou descruzar os braços quando for enganado, será eliminado.
sexta-feira, 8 de agosto de 2014
DINÂMICA: DEVOLVER A BOLA
Material: 1 bola
Formação: Jogadores em semi círculo, um ao centro de posse da bola.
Desenvolvimento: Este jogador atirará a bola ordenadamente aos companheiros que irão devolvê-la
Faltas: Deixar de apanhar a bola, indo o jogador ocupar o último lugar. Sendo a falta cometida pelo do centro, este permutará com o que estiver
arremessado a bola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário