Gosto de dá Louvores ao Senhor Jesus

Tia ceia criar e arte

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

5 Dinâmicas Competitivas para Gincanas/Acampamentos etc!



Essas dinâmicas são realizadas em ambientes externos, podem ser utilizadas como  competição entre grupos para gincanas em acampamentos, retiros, passeios etc. Já utilizei várias vezes nas competições das gincanas em acampamentos e são muito legais!
Qualquer dúvida entre em contato conosco! :) 

1) “Calçados misturados”

- Materiais necessários: os calçados dos componentes do grupo (chinelos ou sapatos).

- Como os grupos são formados: Cada grupo participante da gincana ou competição deve escolher o número de componentes que representarão seu grupo, dependendo do tamanho dos grupos podem ser no mínimo 10 componentes de cada.

- Como é realizada a competição: Cada grupo deve se posicionar em uma extremidade ou marco e os calçados dos componentes do grupo devem estar misturados na outra extremidade do local onde o grupo estiver posicionado. Dado o sinal, os componentes de cada grupo (um por vez), devem correr até o local onde estão misturados os calçados de seu grupo, pegar o seu calçado, calçar-se, voltar para seu grupo, tocar na mão do componente seguinte e dirigir-se para o final da fila. O grupo que conseguir calçar todos os componentes primeiro e formar a fila é o vencedor. (Veja o quadro abaixo com a ilustração da dinâmica)


 2) “Corrida d’água”

- Materiais necessários: Cada grupo formado vai precisar de uma garrafa vazia de refrigerante de 2 litros e um copo ou caneca. E também um balde médio cheio de água. (Um balde para cada dois grupos)

- Como os grupos são formados: De acordo com a quantidade de pessoas, forme dois ou mais grupos de 7 a 10 componentes formando uma fila.

- Como é realizada a competição: Na outra extremidade do local, numa distância mediana, os componentes dos grupos formam uma fila, um grupo ao lado do outro. Entre os grupos, posicione um balde cheio de água no final da fila, próximo ao último componente dos grupos para os dois utilizarem. Ao sinal, o último componente do grupo enche o copo de água e passa para os demais componentes até chegar ao primeiro da fila, este deve se dirigir até a outra extremidade, onde estará posicionado um representante do grupo segurando uma garrafa vazia (ou pode ser a garrafa sozinha em cima de uma mesa). Ele deve pegar a água que levou no copo e por dentro da garrafa (sem ajuda de terceiros), feito isso, ele volta para fila, fica no final dela e segue o mesmo procedimento pegando a água no balde e passando para os demais... Aquele que estiver no início da fila deve dirigir-se até a garrafa e inserir água nela. O grupo que encher primeiro sua garrafa é o vencedor! (Veja o quadro abaixo com a ilustração da dinâmica)


 3) “Os quatro círculos”

- Materiais necessários: Para essa brincadeira você vai precisar de giz ou outro material para desenhar e delimitar os círculos no chão.

- Como os grupos são formados: Forme 04 grupos, cada um com 05 componentes. E escolha 04 pessoas que não estejam em nenhum grupo, eles serão os “coringas”.

- Como é realizada a competição: Desenhe quatro círculos (1, 2, 3 e 4) no chão, um em cada extremidade e mais outro círculo (zero) no centro, todos os círculos devem ser do mesmo tamanho que comportem no máximo 05 pessoas. Faça o sorteio para definir quais equipes ficarão nos círculos 1, 2, 3 e 4, neles devem estar apenas 05 componentes de cada grupo, os 04 “coringas” irão para o círculo zero (no centro).  Explique que você soltará uma música e que eles devem ficar atentos, pois quando essa música parar, todos devem espalhar-se, saírem de seus círculos e se dirigirem para outro, inclusive “os coringas” que estiverem no círculo do meio. Serão quatro rodadas para que cada grupo visite um círculo diferente do seu e possa retornar ao seu círculo de origem. Acontece que os “coringas” não querem continuar no círculo zero e também estarão em busca de um novo lugar em cada rodada. Quando findarem as quatro rodadas, os 05 componentes de cada grupo devem estar juntos em um dos quatro círculos da extremidade, o grupo que estiver completo sem “coringa” e nenhum de seus componentes no círculo zero, será o vencedor! 

Obs.: Quando encerrar na quarta rodada, basta que os componentes dos grupos estejam juntos em um único círculo, não importa se o círculo era o mesmo que iniciaram, mas caso o grupo consiga encerrar a rodada no seu círculo de origem, ganhará o dobro de pontos. Atenção! Os componentes podem se espalhar individualmente, mas não devem visitar o mesmo círculo mais de uma vez! Os grupos podem combinar uma estratégia para que todos os seus componentes visitem os círculos encerrando a última rodada em um único círculo, de preferência o do próprio grupo. (Veja o quadro abaixo com a ilustração da dinâmica)


 4) “Uma Laranja para todos”

- Materiais necessários: Uma laranja e um descascador para cada grupo. Um balão cheio para ser fixado em um ponto e uma vasilha pequena (de preferência plástica para evitar acidentes) para que o 3º componente ponha os gomos da laranja.

Obs.: 1) Para descascar a laranja dê um descascador para cada grupo, não utilize nenhuma faca ou outro material perfuro-cortante*. 2) Como os componentes do grupo realizarão uma prova envolvendo alimento (laranja), antes da competição, todos os envolvidos devem lavar bem suas mãos.
* perfuro-cortante: instrumento formado  de uma lâmina com um ou mais gumes cortantes e  ponta na extremidade que perfura associando as duas ações. Exs.: canivete, peixeira, facão, punhal etc.

- Como os grupos são formados: Cada grupo participante da gincana deve escolher 04 dos seus componentes para representarem o grupo.

- Como é realizada a competição: Quando todos os grupos estiverem prontos (um ao lado do outro), entregue uma laranja ao primeiro componente de cada grupo participante da competição.  Ao sinal para iniciar a dinâmica, em sequencia, os grupos devem fazer o seguinte:
1º Componente: Deve descascar a laranja usando um descascador, mantendo o albedo (parte branca) sem ferir, depois que tirar toda a casca, passa a laranja para o próximo componente;
2º Componente: Recebe a laranja descascada e retira todo o albedo (parte branca) sem feri-la e passa para o próximo componente;
3º Componente: recebe a laranja descascada e sem o albedo (parte branca), retira todos os gomos pondo em uma vasilha e passa para o seguinte;
4º Componente: Recebe a vasilha com os gomos da laranja e deve comê-los todos, após comer toda a laranja, corre até o local onde está o balão empendurado e estoura.
Vence a competição o grupo que conseguir realizar corretamente todas as fases e estourar o balão primeiro.  (Veja o quadro abaixo com a ilustração da dinâmica)


Outra opção: Você pode dificultar mais a competição utilizando limão ao invés da laranja.

5)”Bombom na linha”

- Materiais necessários: Cada componente do grupo deve receber: Uma linha (de no máximo 50 cm) com um bombom amarrado em uma das extremidades.

- Como os grupos são formados: Cada grupo participante da gincana deve escolher 05 dos seus componentes para representarem o grupo.

- Como é realizada a competição: Os grupos participantes devem se posicionar em fila de frente aos jurados e um representante do grupo oponente. Cada componente deve segurar a linha na boca com o bombom na outra extremidade, as mãos devem ficar por trás. Dado o sinal, os componentes devem levar o bombom até a boca, sem a ajuda das mãos ou de qualquer pessoa, eles podem usar a língua, lábios, dentes e nada mais. O grupo em que os 05 componentes conseguirem pegar o bombom primeiro vence a prova! (Veja o quadro abaixo com a ilustração da dinâmica)

Obs.: As linhas devem ser do mesmo tamanho e o bombom também igual para todas as pessoas dos grupos que participarem da dinâmica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário